terça-feira, 31 de maio de 2011

Entrevista do Prof. Dr. José Luiz Nunes

O professor aborda o problema que visualizou de perto, pois os alunos foram inseridos na escola sem estar preparada estruturalmente para recebê-los, não tiveram formas para se planejarem então surgiram os problemas como a falta de qualificação profissional de maneira didática e também disciplinar, uma vez que os alunos não estão se portando adequadamente em sala de aula, este é um grande problema encontrado pelos educadores que tiveram suas salas superlotadas sem possuírem o conhecimento para desenvolverem suas tarefas educacionais. Então é necessário investir recursos na escola, qualificar o professor, não basta encher a escola sem oferecer um ensino de qualidade. Considerando que é fundamental existir ações e projetos que busquem fazer com que a escola se planeje e se organize para oferecer uma educação de alto nível a todos os alunos da rede de ensino.

Entrvista do Prof. Dr. João Cardoso Palma Filho

O professor Dr. João Cardoso destaca que a superlotação nas salas de alfabetização atrapalha o bom aprendizado, sendo que os alunos podem permanecer na escola sem adquirir o conhecimento necessário, é aquela ideia de ser um aluno analfabeto na escola. Ele ressalta que esta é um problema comum e que precisa receber atenção por parte dos gestores. Enfatizou que o professor precisa estar sempre em processo de atualização por meio de cursos voltados para o seu trabalho afim que possa desempenhar bem a sua tarefa. O professor ainda afirma que não é satisfatório a presença de tantos alunos em uma mesma sala e que isso se reflete negativamente na aprendizagem, o máximo permitido deveria ser 30 alunos por sala. Destaca também que o professor necessita ser bem remunerado e valorizado, sendo que ele tem um papel importante no caminho educacional, pois os alunos precisam ter acesso a uma educação de qualidade.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Educabilidade nos Dias Atuais

Somos seres condicionados a tomar decisões e sermos responsáveis por elas, através das experiências que vivemos ao longo do tempo, somos livres, possuímos a oportunidade de ter o livre arbítrio que nos permite escolher o que somos ou seremos como “cidadãos do mundo”. É possível desenvolver esta realidade atual, pois os alunos possuem essa oportunidade de decidirem se querem buscar o conhecimento que é oferecido pelo professor ou não, passando pelos tipos de aprendizados que podem ser informais que ocorrem quando o aluno aprende através do convívio com a família e amigos, adquirindo informalmente novos conceitos que de certa forma contribuem no processo do aprendizado e formalmente, ocorrendo através das metodologias e planejamentos elaborados executados pelo professor, a fim de mediar o aprendizado. Por outro lado, pode ocorrer de modo não-formal que acontece através das capacitações culturais, profissionais e políticas que interferem diretamente no aprendizado. O aluno recebe varias informação do meio em que está inserido e estas influências tem um papel fundamental na construção de sua vida escolar sendo que a parceria entre todos os métodos que possibilitam o aprendizado, considerando que nas séries iniciais e na educação infantil estará sendo definido o comportamento e o desenvolvimento do aluno em sua vida escolar. Essa educabilidade acontece de forma que possa interagir com as organizações não-governamentais permitindo a parceria de ambas .